O que você deve fazer se cair na Malha Fina do Imposto de Renda

Muita gente já ouviu falar na malha fina, para aqueles que ainda não conhecem esse é o resultado de um processo de verificação para encontrar inconsistências em declarações do imposto de renda. Quando o contribuinte não passa no processo de verificação da Malha fina IR 2018 por ter declarado alguma informação inconsistente dizemos que o mesmo foi “pego na malha fina”. Hoje vamos te explicar como consultar essa verificação da Malha fina IR 2018.

Ser pego por esse processo de Malha fina IR 2018 o contribuinte fica retido de sua restituição do imposto de renda, em casos mais graves pode-se iniciar até mesmo um processo de investigação sobre o contribuinte do imposto.

Em caso de dúvidas, acesse o portal da Receita Federal e confira o passo a passo.

Malha Fina - O que Fazer

Malha Fina – O que Fazer

Malha Fina IR 2018

Através da internet é possível que você contribuinte do imposto de renda realize uma consulta sobre a Malha fina IR 2018, essa consulta pode ser realizada de maneira simples através do site da Secretaria da Receita Federal, lá basta preencher corretamente os dados solicitados para gerar a sua consulta sobre a Malha fina IR 2018.

Vamos ver a seguir o procedimento de consulta da Malha fina IR 2018:

Primeiramente você deve acessar o site da Secretaria da Receita Federal através do endereço http://www.receita.fazenda.gov.br/

Ao acessar o endereço você já será redirecionado para a página de consulta ao Imposto de Renda.

Para realizar a consulta serão solicitados os seguintes dados:

  • CPF
  • Ano de consulta
  • Código de verificação gerado no site

Após inserir o seu CPF e digitar o código que é gerado pelo site será possível que você consulte se seu nome está na lista dos contribuintes pego pela Malha fina IR 2018.

Para aquele contribuinte do imposto de renda (IRPF, IRPJ) que não possui acesso à internet é possível realizar a consulta sobre a Malha fina IR 2018 por meio de uma ligação telefônica.

Para consultar a Malha fina IR 2018 pelo telefone basta ligar para o número 143 e escolher a opção número 3 entre as que lhe serão apresentadas. Pronto, assim você poderá consultar se o seu nome está na lista.

Uma terceira maneira de realizar essa consulta é por meio do aplicativo da Receita Federal desenvolvido para os dispositivos móveis.

Caso você seja pego na Malha fina IR 2018 somente será possível receber a sua restituição do Imposto de Renda caso o contribuinte quite todos os seus débitos junto a Receita Federal do Brasil.

Caso seu nome não conte na lista dos contribuintes pegos pela Malha Fina IR 2018 e mesmo assim você não receba a sua restituição o procedimento a se realizar é ir diretamente a uma agencia do Banco do Brasil para verificar a liberação da restituição.

É possível ainda que você ligue para a Central de atendimento do Bando do Brasil no número 4004- 0001 para as capitais ou no número 0800-729-0088 em demais localidades no Brasil e verifique o motivo da não liberação da sua restituição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *