Veja aqui informações sobre o Imposto dos três maiores estados do Brasil

IPVA RJ – Com o passar do tempo, a alíquota do IPVA Rio de Janeiro sofreu algumas modificações até alcançar um consenso para a melhor realização do cálculo do imposto, portanto confira logo abaixo os valores cobrados em cada caso:

  • 4% para automóveis de passeio e camionetas, os automóveis bicombustíveis, veículos de procedência estrangeira e todos os demais não mencionados acima;
  • 3% para automóveis de passeio e camionetas bicombustíveis, movidos a álcool e/ou gasolina, e utilitários;
  • 2% para ônibus, micro-ônibus, motocicletas, ciclomotores e automóveis movidos a álcool;
  • 1% para caminhões, caminhões e veículos de transportes de passageiros a taxímetro pertencentes a pessoas jurídicas, e veículos que utilizem gás natural ou energia elétrica;
  • 0,5% para veículos destinados exclusivamente à locação, de propriedade de pessoa jurídica com atividade de locação devidamente comprovada nos termos da legislação aplicável, ou na sua posse em virtude de contrato formal de arrendamento mercantil ou propriedade fiduciária.

De acordo com o calendário de pagamento, o IPVA 2019 poderá ser parcelado em até 3 vezes por meses sucessivos e este processo de parcelamento pode ser feito a qualquer momento.

Mesmo que o contribuinte tenha deixado passar a data de pagamento da primeira parcela, o parcelamento ainda será válido, porém terá o acréscimo dos juros de mora, e para consultar ainda mais informações sobre o imposto do Rio, acesse o site abaixo:

IPVA MG

Em Minas Gerais, desde o ano 2007, o IPVA MG é calculado aplicando-se sobre a base de cálculo as seguintes alíquotas:

  • 1,0%Ônibus, micro-ônibus, caminhão, caminhão trator;
  • 1,0%Veículos de locadoras;
  • 2,0%Motocicletas e similares;
  • 2,0%Automóveis, veículos de uso misto e utilitários com autorização para transporte público comprovada mediante registro no órgão de trânsito na categoria aluguel;
  • 3,0%Caminhonetes de carga e furgão;
  • 4,0%Automóveis, veículos de uso misto e utilitários.

Este cálculo é feito de acordo com a situação em que se encontra o automóvel, portanto, para veículos novos a base de cálculo do IPVA 2019 MG é o preço total que está presente no documento fiscal do automóvel. Se o veículo tem a procedência estrangeira, o cálculo tem como base o preço que está presente no documento de desembaraço aduaneiro, acrescido de outros tributos e encargos.

Ainda que não recolhidos pelo importador, nessa situação muitos proprietários são pegos de surpresa por não obterem essa informação antecipada.

IPVA SP

O Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores, conhecido popularmente por IPVA SP, é aquele que é cobrado a todos os motoristas Brasileiros que possuem automóveis que circulam por vias terrestres e sua alíquota é definida de acordo com o governo do estado de São Paulo, com base em critério próprio.

Em 2005, a maior alíquota era do IPVA 2019 SP, com 4% sobre o valor venal do veículo sendo que outros estados têm sua alíquota variando entre 1% e 3%. A base de cálculo é o valor venal do veículo, estabelecido pelo Estado que cobra o referido imposto.

As alíquotas do IPVA não podem ser alteradas e os motoristas que possuem veículos movidos a gasolina e biocombustíveis recolhem 4% do valor renal. Já aqueles veículos que utilizam álcool, gás ou os que são movidos a eletricidade, tem a alíquota de 3%, além das picapes que tem cabine dupla que pagam 4%.

Os Utilitários de cabine simples, motocicletas, ônibus, micro-ônibus, motonetas e outros similares, retira 2% sobre o valor venal, e caminhões pagam 1,5%, por isso vale ficar sempre ficar atento ao tipo de seu veículo.

Agora que você pôde acompanhar essas valiosas informações a respeito do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), não deixe de consultar IPVA e ver a tabela de valores do seu estado para realizar o pagamento do mesmo. Em casos de maiores dúvidas, deixe o seu comentário logo abaixo para que possamos ajuda-los.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *