7 Cuidados com patinete elétrico

Saibam quais são os principais cuidados com patinete elétrico, a fim de garantir o bom funcionamento e evitar danos ao mesmo, bem como, realizar o carregamento da bateria de forma adequada, onde guardá-lo, pressão dos pneus, freios, entre outros. 

Comprar patinete elétrico ou moto elétrica, tornou-se desejo entre crianças, jovens e adultos, pois o veículo pode ser utilizado tanto para diversão como para percorrer curtos trajetos até o trabalho ou faculdade. Há diversos modelos disponíveis no mercado, mas para bom uso é preciso conhecer quais os cuidados com o mesmo e quais as recomendações de segurança. 

Cuidados com patinete elétrico

patinete eletrico
7 Cuidados com patinete elétrico 5

Confiram a seguir quais os principais cuidados com patinete elétrico:

  1. Capacidade de peso e velocidade

Em relação à capacidade de peso, é preciso respeitar o limite de cada modelo, a fim de evitar que a bateria descarregue mais rápido por força do motor, possíveis danos e acidentes. A maioria dos modelos suportam entre 100 kg e 130 kg, sendo a capacidade mínima 20 kg (no caso de crianças). 

Os modelos atingem o alcance de até 20 km por hora, sendo assim, é preciso que as crianças e adolescentes estejam sob supervisão de adultos. 

  1. Configuração patinete elétrico

Sabemos que é difícil não cair na tentação de levar o seu patinete elétrico e utilizá-lo na primeira oportunidade. Mesmo que pareça chato ter que esperar para usar o veículo, a primeira coisa que você deve fazer é ler as instruções de configuração fornecidas pela marca.

A prevenção é o principal conselho para a manutenção do patinete elétrico. Avaliando pelo lado seguro, poderá saber detalhes sobre como colocar o guidão ou como carregar corretamente a bateria, pressão dos pneus, etc.

  1. Coloque para carregar a bateria antes de zerar
patinete eletric
7 Cuidados com patinete elétrico 6

Deixar a bateria descarregar completamente e depois carregá-la é um erro. Para cuidar do seu patinete elétrico, não deixe a bateria zerar. Tente deixá-la sempre acima de 10% e verifique seu status antes de sair por aí para não ficar parado.

É muito importante prestar atenção à carga da bateria, pois elas podem sobrecarregar e superaquecer. Recomendamos que você fique de olho no processo de carregamento. 

  1. Revisão dos freios

Seus freios devem estar em perfeitas condições e para isso você deve verificar o estado das pastilhas de freio. O uso que você dá ao seu patinete elétrico determinará seu desgaste. Tenha em mente que eles não durarão a vida toda e em algum momento você precisará substituí-los.

Quanto à sua manutenção, você pode limpar as pastilhas e o freio a disco desmontando as peças. Mas recomendamos que se dirija ao seu serviço técnico para que possam fazer uma vistoria de forma mais segura.

  1. Verifique a pressão dos seus pneus

Para que seu patinete funcione corretamente, você precisa verificar a pressão dos pneus. É uma questão de segurança, veja as instruções presentes no manual porque normalmente especificam questões sobre a pressão das rodas.

Outra coisa a ter em mente é ter cuidado para não bater os pneus contra o meio-fio ao tentar subir em uma calçada, por exemplo. Se o fizer, acabará por ter um pneu furado. Se quiser estar seguro, verifique se os seus pneus são à prova de furos e, se não o forem, pode comprar uns compatíveis com o seu patinete elétrico.

  1. Como limpar patinete elétrico
patinete eletrico
7 Cuidados com patinete elétrico 7

A sujeira pode afetar o desempenho de seu patinete elétrico, por isso aconselhamos limpá-lo com um pano úmido e sempre cobrir a porta de carregamento.

Lembre-se que seu veículo não é um patinete comum, portanto evite banhos com mangueira e que a água chegue ao seu interior. O seu patinete elétrico precisa que você preste certa atenção a ele e gaste tempo para mantê-lo em boas condições.

  1. Evite exposição na chuva 

Em relação ao ponto anterior, evite que seu patinete fique muito molhado. A água pode danificar diferentes componentes, por isso não é recomendado usá-lo em dias de chuva. Se a variação climática te pegar de surpresa, não se preocupe, ao chegar em casa é só secá-lo o mais rápido possível.

patinete eletrico scooter
7 Cuidados com patinete elétrico 8

Isso é algo que não afetaria em curto prazo, mas garantimos que patinete elétrico dure mais, evitando danos e prejuízo. Tomando as medidas necessárias você aproveita o seu veículo por muitos anos.