Receita maravilhosa de costelinha de porco no forno

Uma opção para fazer naquele almoço de domingo e deixar seus convidados com água na boca

Não há quem resista a uma boa costelinha de porco, não é mesmo? Aquela carne suculenta que vai soltando aos poucos… Isso sem contar o cheirinho na cozinha, que enche a boca d’água.

Mas existem alguns truques para deixar a costelinha molinha, sem que resseque e seja preciso apelar para molhos, independente se ela é assada no forno do fogão ou em forno elétrico.

Para te ajudar a preparar esse prato inesquecível, trouxemos uma receita deliciosa, para que você aproveite com sua família, além de opções para acompanhamento.

pork roasted grilled spare ribs from a summer bbq served with vegetables asparagus baby carrots fresh tomatoes and spices smoked ribs in white plate on stone surface top view
Receita maravilhosa de costelinha de porco no forno 2

Ensinaremos passo a passo, desde o momento anterior ao temperar até o empratamento.

Já faça a lista dos ingredientes necessários, que ao terminar este artigo você vai querer fazer a sua costelinha o quanto antes.

Antes de ir ao forno

Você pode optar por temperar a costela na noite anterior ao preparo e deixá-la na geladeira em um recipiente com tampa, mas caso não disponha de todo esse tempo, é importante que ela fique, pelo menos, 30 minutos imersa nos temperos.

Vamos à lista de ingredientes para temperar:

  • Sal
  • Alho triturado
  • Limão (a quantidade pode variar de acordo com a quantidade de costela que fará)
  • Chimichurri
  • Pimenta do reino
  • Azeite

Como temperar

Limpe a costela, mas não retire toda a gordura, pois, sem ela, as chances de a carne ressecar são maiores. O ideal é que ela não esteja congelada ao temperar, para que o sabor dos temperos penetre.

Inicie salgando a carne. Após esse processo, é o momento do limão, que auxiliará no processo de cozimento e também ajudará a manter a maciez. 

Comece, então, despejando e espalhando o suco do limão por toda a extensão da carne. Em seguida, acrescente fios de azeite e espalhe.

Deixe a mistura de sal, limão e azeite agir por aproximadamente 10 minutos. 

Faça uma cama com as ervas em uma travessa para selar a carne nelas, dos dois lados.

Com a carne selada, coloque-a em um recipiente com tampa. Deixe que ela tenha contato com os temperos por, no mínimo, 30 minutos.

É importante lembrar que quanto mais tempo imersa no tempero, mais sabor a carne absorverá.

Enquanto pega o tempero

Durante esse tempo em que a carne vai ganhando o sabor das ervas, prepare uma calda para acompanhá-la.

Você precisará de:

  • 2 laranjas (suco e raspas)
  • 1 cebola
  • 4 colheres de sopa de açúcar mascavo
  • 4 colheres de sopa de água
  • 1 pitada de sal

Corte a cebola em rodelas finas e leve a uma frigideira para refogar. Acrescente aos poucos o suco das laranjas e deixe por mais 8 minutos. Coe e reserve o suco.

Em outra panela, derreta o açúcar com água até que vire um caramelo. Acrescente o suco que havia reservado e espere ferver.

Adicione as raspas de laranja.

Levando ao forno

Enrole as costelas em papel alumínio e leve ao forno aquecido em temperatura média, por cerca de 2 horas. 

Quando completar 1 hora, verifique se a costela ainda está úmida. Caso não esteja, você pode regar com uma mistura de limão e azeite ou usar a própria calda de laranja, para que não resseque.

Atente-se à temperatura caso seja um forno elétrico, pois ele pode aquecer por igual a parte de cima e a de baixo, fazendo com que uma temperatura menor em relação ao forno convencional seja mais interessante para o ponto da carne.

Após esse período, desenrole-as do papel alumínio, coloque-as num refratário e banhe com a calda de laranja.

Leve ao forno por mais 30 minutos, sem o papel alumínio.

O que acompanhar

Para acompanhar as costelas, você pode optar por batatas assadas com alecrim e um mix de folhas para a salada.

Em relação a qual bebida servir, se for alcoólica, um vinho tipo Cabernet Sauvignon. Não alcoólicas, opte por sucos de abacaxi, maracujá ou limão com capim cidreira. Chá gelado de hibisco com limão ou águas aromatizadas podem ser uma boa pedida também.

Para a sobremesa, uma ótima opção é uma salada de frutas de manga, abacaxi, hortelã com calda de limão siciliano.